MEGA-EQUIPA DE PAINTBALL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MEGA-EQUIPA DE PAINTBALL


 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Informações

Ir para baixo 
+5
Alex
astospin
BaD DoG
ferri
Admin
9 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 146
Pontos : 21
Data de inscrição : 23/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Informações   Informações Icon_minitimeSáb Jun 28, 2008 9:20 am

4º Aniversário da Associação Paintugal Vietnam - Ho Chi Minh Trail

Informações 2h3xveu



Local: Mira

Data: 20 & 21 de Setembro

Horarios:
Sábado dia 20 de Setembro
8h às 11h - Registo de Jogadores, Actividades várias até ás 18h - Airball, outras

Dirijam-se à tenda da organização para se registarem, receberem o cartão de jogador. Preparar material, encher botijas, comprar bolas, testar/verificar os marcadores na zona de teste, etc.

Controlo de crony antes de jogo, MÁXIMO 280FPS, receber a braçadeira de equipa , pronto para jogo.

Depois do fecho do registo/recepção às 11h não podemos aceitar mais jogadores, evitem os atrasos.

11h30 briefing de jogo
12h às 16h Jogo

22h Festa de Jogadores + Sorteio de Prémios
24h Continuação da festa nos bares da praia de Mira

Domingo dia 21 de Setembro:
Dia livre para aproveitar a oferta turística, ambiental e cultural, e conhecer a gastronomia da região.

Regulamentos:


http://www.paintugal.com/documentos/Regulamento_de_Seguranca_da_Paintugal.pdf

http://www.paintugal.com/documentos/Regulamento_de_Evento_Paintugal.pdf

Inscrições para o evento de dia 28 de Julho até dia 10 de Setembro:

SÃO ESPERADOS 500 JOGADORES, inscreve-te a partir de 28 de Julho

No caso de o jogador ser menor de 18 anos e Não Associado, é necessário preencher o seguinte formulário com a assinatura dos Pais / tutores. Entregar na recepção do evento, com a fotocopia do BI do responsável do menor, que assinou o formulário. http://www.paintugal.com/documentos/Declaracao_Menores_Paintugal.pdf

Todos os não associados, não portadores de um seguro de acidentes pessoais de Paintball, terão de o fazer no local, ao preço de 1€. Para mais iinformações consultem o comunicado: http://www.paintugal.com/index.php?option=com_smf&Itemid=73&topic=4888.msg49158#new

Quem aluga material, terá de o pagar no local ao fornecedor, no entanto terá de indicar o que pretende no formulário de inscrição. O não levantamento do material reservado, incorre numa pena de 3 meses de suspensão de participação em eventos Paintugal, face ao prejuizo do Fornecedor. Para evitar esta situação, aceitamos desistências até 48 horas antes do dia do evento


Preços no local pelo fornecedor :

Bolas para Associados levantadas no campo:
Caixa de 2000 bolas qualidade Baixa/Campo – 34€
Caixa de 2000 bolas qualidade Média/Recreativo – 36€
Caixa de 2000 bolas qualidade Alta/Competição – 38€
Saco de 500 bolas qualidade Baixa/Campo – 8.5€
Saco de 500 bolas qualidade Média/Recreativo – 9€
Saco de 500 bolas qualidade Alta/Competição – 9.5€

Bolas para Não Associados levantadas no campo:
Caixa de 2000 bolas qualidade Baixa/Campo – 35€ - oferta de passe de ar
Caixa de 2000 bolas qualidade Média/Recreativo – 37€ - oferta de passe de ar
Caixa de 2000 bolas qualidade Alta/Competição – 39€ - oferta de passe de ar
Saco de 500 bolas qualidade Baixa/Campo – 9€
Saco de 500 bolas qualidade Média/Recreativo – 9.5€
Saco de 500 bolas qualidade Alta/Competição – 10€

Bolas para Associados levantadas previamente na loja PM:
Caixa de 2000 bolas qualidade Baixa/Campo – 29€
Caixa de 2000 bolas qualidade Média/Recreativo –31 €
Caixa de 2000 bolas qualidade Alta/Competição – 33€

Bolas para Não Associados levantadas previamente na loja PM:
Caixa de 2000 bolas qualidade Baixa/Campo – 30€
Caixa de 2000 bolas qualidade Média/Recreativo – 32€
Caixa de 2000 bolas qualidade Alta/Competição – 34€

Enchimentos de Ar Comprimido - Passe de ar:
Para sócios –oferta
Para não sócios – 3€

Enchimentos de CO2:
Para sócios – 3,5€
não sócios – 4€

Kits de Aluguer:
SuperKits c/ 500 bolas e battlepack c/ 3 potes
Para sócios –16€
Para não sócios – 18€

Megakit c/1000Bolas e Battlepack c/ 3 potes
Para sócios –22€
Para não sócios – 24€

- Os kits incluem passe de Ar

Kit de Aluguer que fica para o jogador Associado:
Marcador Icon
Mascara Single
VL200
Preset e Botija 3000


1000 Bolas
Para sócios –120€
Para não sócios – 130€
(com reserva e pagamento a efectuar no acto da inscrição)

Aluguer de Preset Associado:
Para sócios –3€
Para não sócios – 5€

Extras Associados:
Batlepack com potes
Para sócios –3€
Para não sócios – 4€

Colete:
Para sócios –2.5€
Para não sócios – 3€

Farda
Para sócios –4€
Para não sócios – 5€

Comidas e Bebidas:

Bebidas:
água 0,50€,
bebidas de lata 1,00€,
cerveja 0,60€

Comida:
Bifana: 2,50€,
batata frita, 0,70€,
chocolates 1,00€

Extras:

Ambulância

WC's e Balneários

Parque de Estacionamento

Zona de Lojas/Marcas

Zona de Actividades + Mini Campo de Airball

Bar

Alojamento:
O parque de campismo está em obras de remodelação, abre no final de Maio, só podem reservar depois dessa data.
Parque de Campismo Municipal +351 231472173
http://www.turismo-centro.pt
http://www.cm-mira.pt

Website & E-mail:

http://vietnam.paintugal.com

Dúvidas: paintugal@gmail.com

Informações 28a1and


Última edição por Admin em Seg Jul 28, 2008 3:17 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://taos.forumeiro.com
ferri




Mensagens : 200
Pontos : 32
Data de inscrição : 24/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Jun 29, 2008 10:09 am

Entao, mas vamos jogar de que lado?

Vamos jogar todos juntos?
A TAOS completa?

Kem mais?

Historia? missoes?.....bem ixo deve sair 3 dias antes do evento....
Ir para o topo Ir para baixo
BaD DoG
Admin
BaD DoG


Mensagens : 202
Pontos : 17
Data de inscrição : 23/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Jun 29, 2008 2:14 pm

...eu jogo sempre do mesmo lado.... lol! lol! surbia surbia surbia snipper snipper snipper
Ir para o topo Ir para baixo
astospin
Admin
astospin


Mensagens : 208
Pontos : 1
Data de inscrição : 24/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Jun 29, 2008 3:13 pm

Ora nem mais ! fumaça surbia surbia surbia
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.npa-amarante.com
ferri




Mensagens : 200
Pontos : 32
Data de inscrição : 24/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Jun 29, 2008 3:37 pm

Mas é na parte do Vietnam do Norte ou no Vietnam do Sul?

Quem mais vai estar ao nosso lado?

Quero saber quais as equipas que vao pela TAOS.

BLUE FALCON SQUADRON......presente na TAOS
Ir para o topo Ir para baixo
Alex

Alex


Mensagens : 56
Pontos : 4
Data de inscrição : 24/01/2008
Idade : 39
Localização : Porto

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Jun 29, 2008 5:15 pm

Bora aproveitar para jogar juntos? =) Hienas (GJLP integraram esse projecto) e este pessoal todo =)
Assim fica a JTF do outro lado.

Faço a mesma pergunta, Norte ou Sul? Tanto me dá a facção... por mim até podemos ficar sul só para não tar a criar a cena de ser realmente norte vs sul Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BaD DoG
Admin
BaD DoG


Mensagens : 202
Pontos : 17
Data de inscrição : 23/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeSeg Jun 30, 2008 1:16 pm

sim tb voto a jogar pelo lado Sul Wink
Ir para o topo Ir para baixo
tern

tern


Mensagens : 51
Pontos : 0
Data de inscrição : 29/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeSeg Jun 30, 2008 4:37 pm

Se o meu conhecimento da história estiver correcto, do lado sul jogam os americanos e os ARVN, (Exercito da republica do Vietname), pertencente a um regime ditatorial pró americano. Do lado norte, os VC ,a guerrilha vietnamita e o PAVN, traduzido á letra , Exercito do povo do Vietname, Comunista, e muito apoiado pelo chineses.......
Pessoalmente quero é jogar mas como ocidental e sobretudo não comunista, simpatizo com o sul......
Ir para o topo Ir para baixo
Neptuno

Neptuno


Mensagens : 317
Pontos : 0
Data de inscrição : 24/01/2008
Idade : 43
Localização : Samora Correia

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeTer Jul 01, 2008 5:00 am

À e tal, eu prefiro o Norte... É sempre a descer. Cansa muito ter que subir!!!!! lol! lol! lol!

Agora fora de brincadeiras, Ainda não sei como é o terreno daí a não ter uma opinião formada, mas ser for pela historia prefiro o Norte!!!! fumaça

Voltando à brincadeira. Qual é o lado onde fica a pinga? surbia surbia surbia surbia
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.blue-falcon.net
ferri




Mensagens : 200
Pontos : 32
Data de inscrição : 24/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeTer Jul 01, 2008 8:39 am

É o que eu digo....
conforme estao as coisas um gaijo perde logo a vontade de jogar....
so vai sair a historia 3 dias antes e objectivos no dia do jogo....é sempre a mesma merda....
afinal que em generais?....ai tal....tal e coisa....bem esta porra tb deve ter com o numero de inscritos....
pq q a paintgal nao faz a divisao?....

é o que eu digo...vale mais fazer treinos.....

hoje tou mal disposto amigos....
Ir para o topo Ir para baixo
Alex

Alex


Mensagens : 56
Pontos : 4
Data de inscrição : 24/01/2008
Idade : 39
Localização : Porto

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeTer Jul 01, 2008 3:03 pm

Jogamos todos juntos no sul então? =) É importante fazer role-play para melhorar o ambiente de jogo, mas não vale a pena tentar que a facção em que se joga seja a que em termos históricos tem mais a ver com as nossas crenças individuais!
Já joguei alemão e já joguei russo e defendi a bandeira de ambas com a mesma força! xD

No sábado alguns de nós lá se encontrarão no terreno para conviver e ajudar na construção! Wink Podemos aproveitar para falar directamente com quem divide as equipas e combinar isso de modo que agrade a todos.

Temos de superar as construções do ano passado, aqueles bunkers estavam engraçados, bastogne no geral estava interessante, mas este ano vamos tentar fazer algo grande!!
Era muito positivo que o máximo de pessoal aqui do Norte fosse, estamos mais perto e acaba por ser um aniversário de todos!
blue falcon, blue falcon norte, tamefed, blindados... ninguém quer vir? Npa e Hienas lá estarão bem representados =)

Não vejo a hora de paint surbia !!!
Ir para o topo Ir para baixo
ferri




Mensagens : 200
Pontos : 32
Data de inscrição : 24/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeTer Jul 01, 2008 4:28 pm

Alex escreveu:
blue falcon, blue falcon norte, tamefed, blindados... ninguém quer vir? Npa e Hienas lá estarão bem representados =)

Só existe um BLUE FALCON SQUADRON.....ha é a Delegaxao BLUE FALCON NORTE.....

To de ferias so xego a lisboa no sabado a noite.... hummm
Ir para o topo Ir para baixo
Cloud




Mensagens : 3
Pontos : 0
Data de inscrição : 03/08/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Ago 03, 2008 12:36 am

ferri escreveu:
É o que eu digo....
conforme estao as coisas um gaijo perde logo a vontade de jogar....
so vai sair a historia 3 dias antes e objectivos no dia do jogo....é sempre a mesma merda....
afinal que em generais?....ai tal....tal e coisa....bem esta porra tb deve ter com o numero de inscritos....
pq q a paintgal nao faz a divisao?....

é o que eu digo...vale mais fazer treinos.....

hoje tou mal disposto amigos....

Espero que seja só mesmo má disposição, porque já começo a ficar aborrecido de ter de repetir a mesma coisa: Na Paintugal nada se faz ao acaso.

Como podes e deves compreender, o evento tem de ser anunciado com muitos meses de antecedência para captar não só jogadores internacionais mas também os dificeis patrocinios internacionais.

Caso contrário nem tu nem ninguém sabiam que evento era, nem onde era! Isto porque não iriamos anunciar muita coisa enquanto tens a Mega Campanha de Amarante e o Evento de Aniversário dos Spetsnaz, por respeito e prevenir conflito de informações/divisão de aguas!

Como tal, tudo foi anunciado no dia em que estava previsto, após o aniversário da Spetz, como já tinha dito a quem me perguntou.

Quanto á boca dos 3 dias antes, na Paintugal a informação sai no máximo 1 semana antes, devido ao nº de jogadores, porque isso influencia a jogabilidade. Posso colocar as inscrições a acabarem 2 semanas antes porque o problema é sempre o mesmo, 80% das pessoas inscrevem-se nos 2 ultimos dias...

Posso te meter 50 medicos numa equipa de 100 pessoas, e vais ver que ficas a jogar sosinho porque ninguem acha piada a tirar gajos e eles re-entrarem 10 segundos depois, tentar conquistar objectivos enão conseguir etc etc.

Portanto repito, nada é feito ao acaso! Se preferes treinos ou não é uma questão de gostos e gostos não se discutem!
Ir para o topo Ir para baixo
vieirinha

vieirinha


Mensagens : 72
Pontos : 0
Data de inscrição : 23/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Ago 03, 2008 6:06 am

ferri escreveu:


é o que eu digo...vale mais fazer treinos.....

Mas tens duvidas disso amigo....!!!!
Isto das MC pra mim é um pretexto para ver e rever quem é de longe e fazer mos o nossso convivio como so nos sabemos Wink

E JOGAR PAINTBALL É COM OS "MEUS" AMIGOS
Ir para o topo Ir para baixo
ferri




Mensagens : 200
Pontos : 32
Data de inscrição : 24/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Ago 03, 2008 10:01 am

Cloud escreveu:
ferri escreveu:
É o que eu digo....
conforme estao as coisas um gaijo perde logo a vontade de jogar....
so vai sair a historia 3 dias antes e objectivos no dia do jogo....é sempre a mesma merda....
afinal que em generais?....ai tal....tal e coisa....bem esta porra tb deve ter com o numero de inscritos....
pq q a paintgal nao faz a divisao?....

é o que eu digo...vale mais fazer treinos.....

hoje tou mal disposto amigos....

Espero que seja só mesmo má disposição, porque já começo a ficar aborrecido de ter de repetir a mesma coisa: Na Paintugal nada se faz ao acaso.

Como podes e deves compreender, o evento tem de ser anunciado com muitos meses de antecedência para captar não só jogadores internacionais mas também os dificeis patrocinios internacionais.

Caso contrário nem tu nem ninguém sabiam que evento era, nem onde era! Isto porque não iriamos anunciar muita coisa enquanto tens a Mega Campanha de Amarante e o Evento de Aniversário dos Spetsnaz, por respeito e prevenir conflito de informações/divisão de aguas!

Como tal, tudo foi anunciado no dia em que estava previsto, após o aniversário da Spetz, como já tinha dito a quem me perguntou.

Quanto á boca dos 3 dias antes, na Paintugal a informação sai no máximo 1 semana antes, devido ao nº de jogadores, porque isso influencia a jogabilidade. Posso colocar as inscrições a acabarem 2 semanas antes porque o problema é sempre o mesmo, 80% das pessoas inscrevem-se nos 2 ultimos dias...

Posso te meter 50 medicos numa equipa de 100 pessoas, e vais ver que ficas a jogar sosinho porque ninguem acha piada a tirar gajos e eles re-entrarem 10 segundos depois, tentar conquistar objectivos enão conseguir etc etc.

Portanto repito, nada é feito ao acaso! Se preferes treinos ou não é uma questão de gostos e gostos não se discutem!


Nosso grande cloud, por estas bandas?!....mt bem

Vamos ao assunto:
Eu so fico lixado pq ja nao sei em que mega o mapa saiu cerca de 3 dias antes e nao a historia.

Uma questao tb é ....qts jogadores vais ter neste jogo? tb n se sabe....espera-se 500 e se aparecem 200 ou menos? espero que nao....tanto que eu to a tentar mover lisboa e aredores para ir ao aniversario.

Pq q nas megas tem a questao de inscritos e aki nao?
simplesmente isso...

Axo que o pessoal se aplicar mapa e objectivos com mt tempo de antecedencia da ainda mais emoxao ao jogo.

Exemplo....nós ja temos a nossa planta de jogo para o aniversario paintugall plastificada e tudo. Nas megas com 3 dias nao da....tenho que andar a correr e ir as tantas da manha a casa de um e de outros buscar e tratar de coisas pq ja esta em cima.

Mas como sabes nós estamos ca para ajudar a paintugall e o paintball recreativo e axo que ate agora ainda nao ha razoes de queixa da gente. se nao eu nao andava a alugar C-130, presionar os elementos falcon a ir ao qual tras mts despesas e poderia fazer treino e convivia e era mais barato.

Chegamos a deixar de marcar treinos para irmos aos eventos paintugall com todo o gosto.
E uma coisa é certa, nao fui o unico a queixar-me relativamente a ser com poucos dias de antecedencia.


Mas agora tenho que dar os parabens por estar ja tudo no ar....

Viva a Paintugall e ao Paintball recreativo
Ir para o topo Ir para baixo
Cloud




Mensagens : 3
Pontos : 0
Data de inscrição : 03/08/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Ago 03, 2008 10:44 am

Malta, imprimi e plastifiquei os mapas de inglaterra a horas de levantarmos voo! não sei porquê a confusão! mas isso como é obvio não retira a questão que colocas dos 3 dias.

Como bem sabes há muita coisa a gerir, especialmente imprevistos de ultima hora, tb já organizas-te eventos e sabes o quanto é dificil ter tudo como querias, agora refilar desta maneira 3 meses antes... é ridiculo!

1ª MCP - Jogo Publicado dia 12/2 - evento dia 16/2* (5 dias)
2ª MCP - Jogo Publicado dia 22/4 - evento dia 11/5 (19 dias)
3ª MCP - Jogo Publicado dia 17/6 - evento dia 21/6 (5 dias)

* Não esquecer que nas semanas que antecederam este evento, tivemos a renovar quotas, criar kits de novos associados, enviar tudo pelo correio, realizar assembleia geral, tratar dos seguros etc. É sem duvida o evento mais dificil de organizar pelo trabalho que o mês de Janeiro nos dá.

Liberdade de expressão para todos, criticas construtivas QB senão não evoluímos, mas da maneira como escreves-te não marcas-te pontos!

Quanto ao aniversário e os seus números, pode te parecer uma incógnita, mas não o é para mim, existem N factores para teres mais de 200, 300 e até 400 pessoas! Muito desse esforço é feito por vcs, como bem explicas-te! Só dás credibilidade aos 500 e não 200 Smile

Este jogo tem tudo de "anormal" é um evento "fora de série", para "entreter" o dobro dos utilizadores normais em 4 horas e não 3... não serve de comparação com as Megas!
Ir para o topo Ir para baixo
ferri




Mensagens : 200
Pontos : 32
Data de inscrição : 24/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Ago 03, 2008 11:40 am

Cloud...

Quero pedir desculpa se ofendi no que escrevi.
Foi em parte um desabafo.
Mesmo com a TAOS tb, pelo motivo de nao se saber onde jogar.

O que escrevi nao era para ofender a paintugal, so mencionei a questao do tempo a que saiem as missoes e mapas.

Entendo a situaxao de inglaterra, mas nós é o Tern a fazer os mapas (Olivais) e a Major Pat a plastificar (Sintra), todos funcionarios por turnos, isto temos de andar para tras e para a frente em cima da hora.

Cloud, deita para o lado o tema....a gente dp conversa.
Mas ja sabes....nós FALCON estamos mesmo para ajudar e inovar a paintugal , bem como o paintball recreativo.

Mais uma vez desculpa pelo que escrevi.

A proxima surbia pago eu.

P.S.- ja agora tou a espera dos nomes do norte para vos ajudar na montagem. qd tiver informo logo.

Grande abraxo
Ir para o topo Ir para baixo
BaD DoG
Admin
BaD DoG


Mensagens : 202
Pontos : 17
Data de inscrição : 23/01/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Ago 03, 2008 12:28 pm

vieirinha escreveu:
ferri escreveu:


é o que eu digo...vale mais fazer treinos.....

Mas tens duvidas disso amigo....!!!!
Isto das MC pra mim é um pretexto para ver e rever quem é de longe e fazer mos o nossso convivio como so nos sabemos Wink

E JOGAR PAINTBALL É COM OS "MEUS" AMIGOS

...Dava-te um bocadinho de razão se aparecesses aos treinos, jogos e MCs, tens andado desaparecido do paintball...

quanto ao Ferri em dizer que tem sido tudo em cima da hora estou de acordo, lembro-me de o ano passado estar unicamente a espera que chegasse o dia do jogo todo em pulgas, enquanto este ano estamos nervosos a espera da info... (so uma opinião minha como jogador)...como exemplo disso é este jogo em que ja estou ha muito a dizer que vou todo cheio de pica Smile

....vamos la fazer um grande aniversario e espero poder trocar as calças XXXXXL que ganhei como prémio o ano passado lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Cloud




Mensagens : 3
Pontos : 0
Data de inscrição : 03/08/2008

Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitimeDom Ago 03, 2008 5:04 pm

BaD DoG escreveu:
....vamos la fazer um grande aniversario e espero poder trocar as calças XXXXXL que ganhei como prémio o ano passado lol!

lol

Os prémios este ano são em menor quantidade, mas de melhor qualidade e mais não digo! Smile

Assim que tiver na posse de tudo fazemos o post a anunciar (para setembro que a tacamo a enviar cenas do canadá, a BT e a Eclipse de inglaterra...demora!)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Informações Empty
MensagemAssunto: Re: Informações   Informações Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Informações
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Assuntos Gerais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MEGA-EQUIPA DE PAINTBALL :: 4º Aniversário da Associação Paintugal :: Vietnam - Ho Chi Minh Trail-
Ir para: